INCÊNDIO: residência é consumida pelo fogo no Planalto Norte
- 24/02/2025

Por volta das 13:09min do dia 23 de fevereiro, as guarnições do trêm de socorro viaturas ABTR-79, ASU-526, foram acionadas pelo telefone do quartel para atendimento de um incêndio em edificação unifamiliar, em Três Barras.
Ao chegar no local foi confirmada a natureza da ocorrência. No local foi constatado o incêndio em uma residência mista, em que a proprietária estava na residencia no momento do sinistro. Com aproximadamente 75m², totalmente atingida pelas chamas, onde o fogo se propagava rapidamente oferecendo risco a residência ao lado. Foi realizado o corte da energia e feita a solicitação de apoio ao COBOM. Fomos informados que não haviam vítimas no interior da residencia. A proprietária foi retirada pelos vizinhos pouco antes da nossa chegada.
A mesma apresentava sinais de grande abalo emocional e foi conduzida até o hospital por um de seus irmãos. Para o combate foi realizada a montagem do estabelecimento com três linhas de ataque de 1 1/2 polegadas, iniciado o combate direto as chamas e resfriamento das áreas adjacentes. Foi utilizado aproximadamente 12.000 litros de água para o combate/extinção das chamas e rescaldo com apoio do AT-62.
A duração total da operação de 01:20 minutos respectivamente. Tendo como zona de origem o interior da residência. Foi constatado que não havia ninguém na residência. Devido a estrutura estar se colapsando a todo momento o combate foi realizado de maneira externa. Segundo informações da proprietária havia alimentos em preparo no fogão quando a mesma decidiu se deitar no quarto, minutos depois a mesma retornou a olhar os alimentos e se sentou na sala para assistir. Em algum momento se alertou com o odor de fumaça, e visualizou fogo atrás do fogão em um plástico e no pano que ficava acima do fogão.
A moradora tentou arremessar o pano para pia e acredita que nesse momento acabou espalhando as chamas. Chamou por socorro e retornou para tentar pegar objetos de valor e momentos depois tem apenas a lembrança de estar sendo retirada pelos seus vizinhos.
Imprensa Bombeiros 9BBM